quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Hervé Tullet: O que a sua arte Propõe? (Parte II)

 Hervé Tullet: O que a sua arte propõe? 

(Parte II)

(Imagem de Arquivo Pessoal*)

Os livros de Hervé Tullet são livros brinquedo e ao mesmo tempo que expressa a sua arte. Hervé Tullet é uma mistura de artista visual e brinquedista da arte. Suas obras se multiplicaram em muitos países através de seus livros objeto e artístico.  A partir de alguns estudos que realizei sobre arte-educação podemos apontar algumas relações dialéticas.

O diálogo entre os elementos através de suas obras:

O diálogo entre os elementos tais como as cores, as formas, as texturas criam o movimento do olhar artístico, o tempo de observação e o manipular através do toque com as mãos. Se alimenta dos opostos. Há a presença dos acasos e erros, pois não existe "erro" na arte, nas sim a sua releitura sobre esse. A presença da livre expressão se aproxima das atividades criativas.

Nos seus livros estão disponíveis as dobras, as diferentes texturas, os recortes, as tiras, as cores (Principalmente as cores azul,  amarelo e vermelho), as formas que podem ser apreciados de diferentes maneiras. 

OS LIVROS ARTE e os JOGOS "DESENHE"  e "The Giant Game of Sculpture":

A coleção de livros arte exploram o sensorial e a percepção. As cores básicas azul, amarelo e vermelho são bastante utilizadas e estão presentes nas obras de Hervé Tullet. Os diferentes tipos formas, texturas e estruturas também podem ser observados. A coletânea composta de "Fleurs!", "Formes!", "Danse!", "Regarde!" exploram todas essas sensações e percepções visuais e táteis-cinestésicas. Sejam com espelhos,  diferentes tipos de papéis (Com transparência,  por exemplo),  recortes. Não existe uma regra específica de onde começar ou terminar a exploração do livro, por existir e propor diversas camadas do brincar com esse livro-arte.

Todos eles estão numa caixa. Quando retirados, podemos perceber que suas estruturas são sanfonadas, que quando esticados formam um belo visual.

(Imagem de Arquivo Pessoal *)

No livro-jogo ou apenas jogo do "Dessine"(Desenhe), vem numa caixa com um livro de instruções que descreve dois tipos de regras (ou você poderá inventar uma terceira regra), um dado colorido e vários cartões (66 ao todo) com palavras-chave (Por exemplo, flores) que instruem a desenhar flores ou com a palavra "no alto" (para desenhar bolas pequenas no alto da folha). Outros cartões com figuras destacáveis (Ao todo são 6). 


              (Imagens de Arquivo Pessoal *)

O livo-Arte "The Giant Game of Sculpture" é GIGANTESSSCOOO!!! Ele vem com uma jaqueta. O livro possui a forma sanfonada com diversos recortes a serem destacáveis podendo ser utilizados para montar diferentes estruturas. O livro é muito convidativo (Confesso que ainda não destaquei as figuras...Rsrsrs...)

              (Imagem de Arquivo Pessoal *)

A Colaboração da Arte-Educação para a Literatura e deste para o público infantil:

- Desenvolvimento da autonomia;

- Possuir sua própria linguagem de forma independente;

- Desenvolvimento da autoestima;

- Ao mesmo tempo que está associada à fantasia.

Associação da Arte com a Educação e com a Literatura Infantil:

A Associação entre a arte e a educação está na dinâmica que ela proporciona a partir do movimento expressivo por ações de ideias, pensamentos e sentimentos. E a ARTE possui uma linguagem que está diretamente relacionada à poética.

Uma criança quando se descobre e se percebe como autora de suas próprias produções, fortalece a sua autoestima. E Hervé Tullet permeia muito bem o processo da Arte-Educação com a Literatura, pela sua proximidade com a criança. 

"O NOSSO CORPO É SUPORTE PARA A ARTE ATRAVÉS DA AÇÃO CORPORAL."

Então, ARTEIRAR É BRINCAR COM (Possíveis diálogos.)...

- Brinca com as cores básicas: Azul, Amarelo e Vermelho

- Brinca com os opostos (Interno/dentro e externo/fora)

"A ARTE PRECISA DESSA CIRCULAÇÃO ENTRE OS OPOSTOS DE FORMA CONSTANTE"

- Brinca com o vazio (Buracos): Preencher ou alimentar

- Brinca com os círculos (Lembra movimentos circulares, Por exemplo: as mandalas)

"RELAÇÃO COM A NATUREZA: AS FLORES"

- Brinca com as formas e contraformas (Simétricas e/ou Assimétricas)

- Brinca com as texturas: Materiais diferenciados

- Brinca com a figura-fundo

- Brinca com as sombras (Silhueta)

- Brinca com o corpo (Desenhar partes do corpo sobre o papel, por exempolo)

- Brinca com o sensorial (Atividade: Usando tintas)

- Brinca com a identidade (Uso de espelhos)

Na arte-educação:

"A ARTE PRECISA SER EXPERIMENTADA, SENTIDA E CONTEMPLADA" O CONTEMPLADOR DA ARTE QUER VER O AUTOR DA ARTE."

*(Na arte-terapia precisa ser entendida)

As obras de Hervé Tullet através dos livro-arte, permite que o leitor se identifique e se aproprie como se fosse o autor. Se aproprie, contemple, se relacione.

- Brinca com as fases do grafismo.

BRINCANDO COM AS FASES DO GRAFISMO:

Se notarmos as obras através dos livros de Hervé Tullet notamos que ele "brinca" com as fases do grafismo infantil criando uma relação de identidade entre suas obras e seus leitores. Então, vamos as fases do grafismo relacionado (cronologicamente e motoramente) à idade:

a) Rabiscação (riscos), aproximadamente 1 ano

(Imagem de Arquivo Pessoal*)

b) Circulares + Pontos - Garatujas: aproximadamente aos 2 anos

(Imagem de Arquivo Pessoal*)

c) Circular (Riscos + Pontos sobrepostos): Início da percepção do redondo, aproximandamente aos 3 anos

(Imagem de Arquivo Pessoal*)

d) Figuras associadas (humanas): Surge os personagens (Exemplo: Bichos), aproximadamente aos 4 anos

                 (Imagem de Arquivo Pessoal*)

e) Figuras agrupadas: Círculos/curvas e traços em curvas (Por exemplo: Casa, árvore, flor). Geralmente coloca elementos no mesmo espaço. Surge outros personagens como por exemplo: Pai/Mãe. Aproximadamente aos 4 ou 5 anos.

                 (Imagem de Arquivo Pessoal*)

f) Figuras com ângulos e sentidos: Apresentam noção de em cima e embaixo, noção de grande e pequeno, Possui maior capacidade de alfabetizar. Aproximadamente aos 6 ou 7 anos.

                 (Imagem de Arquivo Pessoal*)

g) Ângulos mais desenvolvidos e variados. Seus desenhos são mais detalhados.  Aproximadamente aos maiores que 7 anos.

             (Imagem de Arquivo Pessoal*)

h) Interesse por estruturas e/ou esculturas. Aproximadamente aos 8 ou 9 até 10 anos.

               (Imagem de Domínio Público)

i) Interesse por figuras exóticas. Aproximadamente aos 11 anos.

                (Imagem de Domínio Público )

No artigo anterior "A Arte de Brincar com Hervé Tullet" (Parte 1) eu fiz alguns aporntamentos sobre as obras do artista no qual se percebe algumas relações entre arte-literatura-educação.

Até breve.

Carturxa Literária (Jacira)

*Todas as imagens são de arquivo pessoal.  Para uso em outras plataformas deverá pedir autorização à autora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.