sexta-feira, 21 de maio de 2021

SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR

 SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR



A Semana Mundial do Brincar acontecerá entre os dias 22 a 30 de maio de 2021. 

Na história da humanidade, o brincar é refletida sobre as diversas culturas e em variadas infâncias. Por ser de coletividade universal e ancestral foi passado por gerações. As tradições do brincar em família através das brincadeiras, cantigas e jogos lúdicos são passados de geração em geração. Não se ensina a brincar. Podemos perceber nas cantigas de rodas e nas histórias orais, na poesia, nos objetos da casa, nos brinquedos inventados, na ludicidade.



Você poderá resgatar, criar ou reinventar ações positivas que fazem parte da infância: Brincar de piquenique, cabaninha usando lençóis, pular amarelinha, fazer brinquedos de papel, usar caixas de papelão, usar jornais para fazer chapéu ou barco, brincadeira das sombras, cantar cantigas, ouvir/ler/contar histórias ou contos.


São muitas possibilidades! É só deixar a imaginação fluir!



É natural da criança, do jovem e do adulto imaginar e criar novas possibilidades de mundos através do brincar, desenhar, enfeitar, colorir, pintar, montar/desmontar, imaginar. Mesmo neste momento de pandemia, se entende como é essencial fortalecer esse brincar infantil, especialmente a atividade lúdica que é uma forma de expressar as necessidades socioemocionais. Um exemplo desse tipo de brincadeira é o faz de conta, a cabana de lençol, a contação de histórias.


BORABRINCAR?

 
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JOGO DE BOLA (Cecília Meireles)

  JOGO DE BOLA 

(Por Cecília Meireles)

"Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar

(Rubem Alves)


Na semana Mundial do Brincar, presentei-os (as) com um poema infantil, de minha escolha, e explicitando, em linhas gerais, o que sempre me encantou nas poesias de Cecília Meireles em sua obra “Ou Isto ou Aquilo” são as estruturas poéticas que dialogam de forma musicada. Sua obra é algo que tornou-se um clássico, pois passou por várias gerações e continua atemporal, por seu resgate à infância e possuir suas diversas camadas que seduzem aos adultos jovens e maduros (com almas ainda ligadas à infância), tal como uma vez disse o próprio Carlos Drummond de Andrade disse à ela: “Faça um destes para mim! Até eu quero! Não é somente um livro para crianças!”. No meu caso, como Professora de Educação Física, destacarei a relação em forma de poesia lúdica que mais me chamou atenção, para uma boa iniciativa de mediação, através da proposta de Huizinga, em sua obra “Homo Ludens”: "O Jogo de Bola". Para tal exposição, usei a referência de Ilustrações de Fernanda Correia Dias (Neta de Cecília Meireles), Editora Nova Fronteira de 1987.


JOGO DE BOLA

(Autoria: Cecília Meireles e Ilustrações: Fernanda Correia Dias)

A bela bola

Rola:

a bela bola do Raul.

 Bola amarela,

a da Arabela.

 A do Raul,

azul.

 Rola a amarela

e pula a azul.

A bola é mole,

é mole e rola.

 A bola é bela,

é bela e pula.

 É bela, rola e pula,

é mole, amarela, azul.

A de Raul é de Arabela,

e a de Arabela é de Raul.



 

 

 

 

 

 (Imagens do Livro "Ou Isto ou Aquilo" de Cecília Meireles com ilustrações de Fernanda Correia Dias)

Este poema trás um resgate infantil por ser a bola considerada um elemento de formato universal e ao mesmo tempo, lúdico (e muito querida, por conta do futebol). Como proposta de trabalho à uma introdução de mediação de textos poéticos, no que se refere à obra de Cecília Meireles, uma relação interdisciplinar entre a sala de leitura e a Educação Física, envolveria o entrelace entre jogo e poesia a partir das ideias de Sílvia Oberg. (Quando criança lembrei-me de que amava brincar com estes bolões gigantes e coloridos. Uma vez tive uma, tal e qual ao da ilustração.). Isto mostra o quanto o lúdico interfere de forma positiva nas emoções, na qual abre um portal para outros elementos essenciais à alma humana: a poesia.

FASES:

1º Conhecer sobre a poetisa

2º Explorar livros sobre poemas/poesias

3º Partilhar as descobertas (Outros livros de outras edições com ilustrações variadas em outras produções e releituras de imagens)

REFERÊNCIAS:

MEIRELES, C. Ou isto ou aquilo. Ilustrações de Fernanda Correia Dias. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.

OBERG, Sílvia. Como vai a poesia? Uma conversa com mediadores de leitura. Disponível em: Acesso em 13 de Marc. 2013.

RAMOS, Flávia Brocchetto. Onde mais tem poesia? In: _______Literatura infantil: de ponto ao ponto. 1 ª ed. Curitiba: Editora CRV, 2010, p. 67-75. 

RAMOS, Flávia Brocchetto & MARAGONI, Marli Cristina Tasca. DOSSIÊ "Literatura, infância e espaços escolares" - Ecos da poesia no leitor mirim.Pro-Posições vol.27 no.2 Campinas May./Aug. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0113