quinta-feira, 20 de agosto de 2020

A Importância da Função do Brinquedo e do Brincar para Crianças Público Alvo da Educação Especial na Brinquedoteca do Instituto Municipal Helena Antipoff (SME/RJ)

 A Importância da Função do Brinquedo e do Brincar para Crianças Público Alvo da Educação Especial na Brinquedoteca do Instituto Municipal Helena Antipoff (SME/RJ)*

 

 O projeto chamado “Quer Brincar Comigo?” – Espaço de Convivência Infantil e Vivências Psicomotoras: Ubuntu Ludéns que funcionou em caráter de oficina pedagógica no Instituto Municipal Helena Antipoff* que teve como princípio o atendimento educacional especializado de alunos que são público alvo da Educação Especial, estabelecidos pelo MEC, dentre elas citamos: com deficiência Intelectual (Ex.: Síndrome de Down) e TEA (Transtorno do Espectro Autístico). A abordagem Crítico-Superadora (Coletivo de Autores, 1992) se adequa ao Currículo Funcional/Natural (LeBlanc, 1992) que tem por objetivo desenvolver habilidades funcionais que tenham utilidade para a vida do indivíduo. É funcional por reconhecer a necessidade de identificar as características pessoais para que haja uma adequação dos conteúdos à sua realidade, em suas atividades rotineiras e de ensino. A palavra natural diz respeito aos procedimentos de ensino, ambientes e objetos semelhantes à realidade. Winnicott (1975) e Vygotsky (1991) abordaram sobre a importância do brincar, através da relação da criança com ela mesma, com o outro e com os objetos. Para Winnicott o brincar vem do verbo substantivo de ação considerando-a ser uma atividade espontânea, que envolve uma atividade criadora e natural do ser humano, que se caracteriza pelo predomínio do prazer sobre o desprazer. O brincar vem a ser uma atividade em que a criança precisa ter desenvolvido a capacidade de usar objetos. Já Vygotsky (1983) aborda sobre o brincar como necessidade do agir da criança sobre o que ela possui de maior interesse, porém devem existir incentivos eficazes capazes de promover essa ação. O brinquedo possui essa função de fornecer a transição entre objeto-significado para significado-objeto. A Brinquedoteca reúne diversos brinquedos por meio de espaços temáticos, onde a criança poderá vivenciar experiências e convivências da vida diária além de desenvolver as funções executivas no controle de suas competências superiores (Atenção, percepção, memória, linguagem, flexibilidade cognitiva, motricidade, interação social) e se expressar livremente, para que se possa permitir com que haja a manifestação de suas potencialidades e necessidades lúdicas. As atividades desenvolvidas perpassam pelos períodos descritos por Piaget (2002) que são redefinidos pelo brincar: Jogos Sensório-Motor; Jogos Simbólicos, Jogos de Construção e/ou Acoplagem. Em relação à duração e frequência da oficina sempre de 50 minutos de uma vez por semana. Podendo ser individual e/ou em grupo. Os pontos a serem observados no Projeto foram os seguintes: a) Preferência dos brinquedos; b) Preferência pelos cantos de maior procura (Por quê?); c) Qual e que tipo de função eles oferecem aos brinquedos; d) Frequência por faixa etária e sexto; e) Observar como as crianças se relacionam através da proposta inclusiva criança-criança e criança-adulto. As crianças com TEA nível grave à moderado respectivamente, apresentaram brincadeiras sem função de exploração espontânea do objeto ou sem imaginação simbólica aparente. Outras, com alternâncias entre o brincar repetitivo e espontâneo. Crianças com Síndrome de Down realizaram jogos simbólicos, criando transferência de significados da atividade do brinquedo caracterizada por algumas ações em que reconhece através de uma palavra a propriedade e função de um objeto. Por vezes, um objeto pode influenciar outro objeto, mudando o significado.

 

*Trabalho apresentado ao CONGRESSO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR INCLUSIVA UFRJ/EEFD-2018 em caráter de Poster (na época em que atuava na sala de Brinquedoteca do Instituto Municipal Helena Antipoff.).

**Todos os direitos autorais estão preservados. 

A Educação Física Inclusiva Construindo Acessibilidades: O Brincar e as Contribuições da Comunicação Alternativa para Alunos com TEA/DMU

 A Educação Física Inclusiva Construindo Acessibilidades: O Brincar e as Contribuições da Comunicação Alternativa para Alunos com TEA/DMU*

RESUMO

Os princípios derivados da abordagem sistêmica da educação física escolar se expressam no que denominamos: (I) princípio da não-exclusão, em que nenhum aluno deve ser excluído das atividades propostas; e (2) princípio da diversidade, que defende que os conteúdos devem ser variados a fim de permitir aos alunos escolher criticamente, de forma valorativa, seus motivos-fins em relação às atividades da cultura corporal de movimento (Betti, 1991). A abordagem Crítico-Superadora (Coletivo de Autores, 1992) reconhece a necessidade dos professores identificarem as características dos alunos para que haja uma adequação dos conteúdos às suas realidades. Construir acessibilidades (Sassaki, 2003) à pessoa com TEA e DMU através do uso da CAA - Comunicação Alternativa Ampliada (Walter; Netto & Nunes, 2013), além da instrumentalização dos materiais devem derrubar barreiras e compensar eventuais limitações e dificuldades para que ela se torne inclusiva (LBI, 2015). Vygotsky (1991) considera que o brinquedo tem um papel motivacional, cujo brincar vem ser uma atividade universal e natural do ser humano, que se caracteriza pelo predomínio de ação essencial. O brinquedo estará sempre baseado em regras sociais.

 

 

OBJETIVOS

● Refletir sobre estratégias de ensino através da aplicação do uso das Acessibilidades Comunicacional (CAA);
● Apresentar propostas de Acessibilidade Instrumental (materiais flexibilizados), através do brincar para alunos com TEA e DMU.


 

METODOLOGIA 

Criar Atividades educacionais acessíveis

Garantir acessibilidade e participação de alunos que utilizam a CA em sala de aula; 

Importância da interlocução entre o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que construirá os recursos de acessibilidade, e o professor da sala de aula comum, neste caso, de Educação Física; 






 REFERÊNCIAS:

MEC  (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO). Base Nacional Comum Curricular – Educação Física. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base

MEC (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO). Base Nacional Comum Curricular. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

PNE - 2014 (MEC) Disponível em: http://pne.mec.gov.br/planos-de-educacao  (http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm)

LBI – LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO (2015)

BETTI, Mauro (199 I). Educação física e sociedade. São Paulo, Movimento

DIVERSA: Desafios na sala de aula: dimensões possíveis para um planejamento flexível. http://diversa.org.br/artigos/desafios-na-sala-de-aula-dimensoes-possiveis-para-um-planejamento-flexivel/

DIVERSA. “Transtorno do Espectro do Autista”. http://diversa.org.br/tag/transtorno-espectro-autista-tea/

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16.

http://www.pecs-brazil.com/pecs.php

http://www.assistiva.com.br/ca.html

http://www.arasaac.org/

*Trabalho apresentado no Seminário de Educação Física no Colégio Pedro II em 2018 em caráter de Minicurso. Todos os direitos autorais estão preservados.

Brinquedo Cantado e a Estrela Sanfonada

Brilha Brilha Estrelinha

Brilha, brilha, estrelinha
Lá no céu pequenininha
Onde è que você está?
Lá do alto ou da colina

Brilha, brilha estrelinha

Brilha, brilha, estrelinha
Lá no céu pequenininha
Brilha, brilha, estrelinha
Lá no céu pequenininha

Brilha Brilha Estrelinha
Quero ver você brilhar
Faz de conta que é só minha
Só pra ti irei cantar
Brilha Brilha Estrelinha

 A Música de interação infantil é considerada um brinquedo cantado que pode possuir diferentes versões por ser de cultura popular e de patrimônio público da humanidade, pois tal e qual a história do "bicho papão" ou a "Cuca vem pegar", fazem parte do imaginário infantil.
 

Mini Quiet Book ESTRELA SANFONADA:
 

O mini quiet book confeccionado por meu atelier pode ser utilizado em diferentes atividades. O exemplo mais interessante sugerido e que pode ser usado para ser trabalhado é o brinquedo cantado com o material presente.
 
Foto de Aquivo Pessoal: Estrela Sanfonada
 
🥰🌻⭐
 
Características:
 
Mini book em tecido de feltro. Todo feito à mão contendo 6 partes interativas.
Faixa etária: 3 a 4 anos.
A brincadeira deve sempre ser acompanhada por um adulto.
 

 
 
*Fotos de Arquivo Pessoal
** Todos os Direitos Autorais Preservados