sexta-feira, 19 de junho de 2020

DESCOBRINDO A ARTESÃ EM MIM: MEU PRIMEIRO LIVRO DE PANO.


DESCOBRINDO A ARTESÃ EM MIM: MEU PRIMEIRO LIVRO DE PANO.



Minha História e Evolução:

Da família sou a caçula e temporão da casa. Tenho quatro sobrinhos e três sobrinhas netas muito fofas e espertas. A muitos anos que já atuo como professora de Educação Física. Já trabalhei com diversas faixas etárias: Do bebê ao idoso. Já fiz duas pós-graduações e cursos variados. Participei de congressos, simpósios, encontros, etc. Sempre procurando links com a área que me formei. 

Bem...Um belo dia me descobri construindo e confeccionando um livro de pano na época quando estava participando de um curso,
Pesquisei muitas histórias para que eu pudesse fazer algo que tivesse relação com o que eu estava pensando em produzir. E foi quando eu cheguei as Histórias de Tradição Sufi. Uma das histórias, tinha relação com o que eu gostaria de produzir na época. O primeiro livro que construí foi sobre as historias de tradição Sufi: "Os Sons do Silêncio".
Nessa primeira produção obtive uma colaboração da família, minha irmã, principalmente, que me ajudou na confecção de algumas partes que contém crochê! O livro foi feito todo à mão! Com costuras, com misturas de tecidos, decorações em fita, pintura, crochê e tecidos colado! Acabei misturando variadas técnicas sem saber o que estava fazendo. No entanto, o conteúdo do livro se baseou em muitos estudos e pesquisas sobre o assunto! O resultado final foi a expressão em ilustrações em um livro de pano de uma fábula. A meu ver, UMA OBRA DE ARTE! ÚNICA! (Modéstia parte...Rsrs...). Me senti muito inspirada ao construir todo esse livro que levei um mês produzindo e pensando em cada detalhe.



 



Algumas páginas do Livro de Pano da história de Tradição Sufi que confeccionei (Produção e ilustração de minha autoria)


Os Personagens da história "Os Sons do Silêncio": O Mestre, O Príncipe e O Rei



A partir dessa época em diante, comecei a me interessar e pesquisar sobre o assunto. Pesquisei vários sites de páginas e vídeos no YouTube que tivessem alguma relação com o eu gostaria de me aprofundar.  Encontrei muitos vídeos e trabalhos feitos pelas Russas. Cada livro de Pano mais lindo que o outro. Então, resolvi confeccionar outros livros de pano com diversas interações (Ainda nessa fase). Entrei em cursos e conversei com outras artesãs que já trabalham a algum tempo nesse área de confecção de livros de panos (Segundo uma delas, já em mais de 10 anos de experiência). Tenho aprendido variadas técnicas e creio que ainda preciso aprender muito mais. Misturo umas técnicas, moldes e imagens com outras que estou criando. E por aí vai!





QUIET BOOK - CORUJINHA: Essas foram as minhas confecções de livro de pano (Quiet Books) a partir do momento que conheci e aprendi novas técnicas


Quarentena Criativa:

Mais o momento mais legal foi nesse período de quarentena (Por outro lado, não tão legal assim, por conta da pandemia, mas vamos abordar pelo lado positivo). Foi nesse momento que consegui me aperfeiçoar nessas técnicas e confeccionar os meus livros. Fiz 4 (quatro; Vide foto abaixo). Acabei costurando tudo à mão mesmo. Sem máquina de costura (Aliás, tenho até uma e ainda não sei manusear). Ao mesmo tempo que iniciou como algo que parecia um hobby ou um passatempo ou uma terapia...Se transformou em algo que pode ser uma rotação de vida profissional, pessoal e de vida. Atualmente tenho pensado em produzir 4 ou 5 livros em projetos que estão ainda no esboço (Três de pano e dois em papel) que serão de minha autoria, realização e ilustração. Estão todos anotados em um caderno de esboço que separei. E agora descobri que quero me aprofundar na técnica de ilustração de livros infantis. Bem, esse era o outro lado que eu também desconhecia. Descobri novos mundos, novos espaços e a partir disso construi meu pequeno ateliê que batizei de "Atelier Jacy DaCosta - Quiet Books Boratecer Contos e Bosques".

Esses quatro livros (foto anexa) foram as que eu produzi durante a quarentena 
(Aprendi em um curso! Não seria antiética de não informar!)
A produção desses 4 (quatro) livros acima foram confeccionados todos à mão, em tecidos de feltro e tricoline (Depois eu faço uma postagem para cada um deles para que vocês possam ver a função de cada um). Algumas partes das páginas de alguns destes livros foram modificados, para até mesmo diferenciar um pouco da construção original, pois a ideia é que possamos construir de forma independente e com a nossa criatividade. Contudo, a inspiração teve uma iniciativa e base para daí em diante seguir um rumo pessoal. O mais importante era o aprendizado de cada técnica de como construir, pois modelos, aspectos, tamanho, funções e temas variam de acordo com a proposta de cada um e de quem a produz. Tudo é apenas um dos pontos de partida.
Bem...Como todo bom artesão, cada um deve produzir um trabalho individualizado e único, muito embora a iniciativa seja a mesma. Ninguém pinta um quadro igualmente em todos os detalhes, como por exemplo um Monet, mas podem haver quadros inspirados em outras formas de ver e observar o que está a sua volta no mundo e na natureza. Existem muitos e dos mais variados trabalhos artísticos. E no meu caso, eu poderia dizer que o livro de pano pode trazer isso. O sol brilha para todos e cada um absorve de um ângulo, partes ou o todo.
Dizem que quando você segue para o destino que você sempre esteve no propósito de seguir! E você o encontra! Você obtém o sucesso! Não para os outros, mas para si. Significa que seu inconsciente ressurgiu. Isto é, alcançar a sua auto satisfação, a sua individuação.

Essa quarentena tem sido realmente criativa, pelo menos pra mim! E pra você? Como está e como será?...Mas esse assunto merece um novo post.

Aguardem! Em breve postarei novas produções!
E aí, o que acharam?
🍃🌿🌱🧶🧵🖼🎨

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Miscelânea de Histórias Infantis e Contos de Fada na Escola Municipal Luxemburgo (2013)

 Miscelânea de Histórias Infantis e Contos de Fada 

*Projeto realizado na Escola Municipal Luxemburgo (2013)


Em comemoração à 2ª Semana da Educação Infantil de 25 a 30 de agosto de 2013, a E.M. Luxemburgo realizou juntamente com a professora de Educação Física (Jacira da Costa) o dia da Miscelânea de Histórias Infantis e Contos de Fada com as turmas de EDI.

A Miscelânea de Histórias Infantis e Contos de Fada envolvia uma floresta no qual se misturavam os personagens de histórias mais conhecidos nos contos de fada e literatura infantil, entre elas: João e Maria, Os Três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, Patinho Feio e até os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

O trabalho estava envolvido com o Projeto Político Pedagógico da escola em que o tema do bimestre englobava sobre as cores e os alimentos, então aproveitou-se destes recursos para se trabalhar na Miscelânea de Histórias Infantis e Contos de Fada.