Psicomotricidade e a sua relação com
as Inteligências Corporal-Cinestésica e Pessoais (Interpessoal e Intrapessoal)
Por Jacira C. da Costa
Atualmente, podemos perceber que o
maior inimigo da década será o hábito exagerado de ficar sentado na frente da
televisão ou apenas no passatempo com jogos eletrônicos (Tablets, smartphones, iphones,
celulares, etc.) fazendo com que as crianças se tornem cada vez mais
sedentárias e se afastem cada vez mais das quadras, dos parques, das praias,
das bolas, dos bambolês, das petecas, das corridas ao ar livre, entre outros
objetos, eventos ou ambientes sociais essenciais ao desenvolvimento da harmonia
corporal.
Foto (Fonte): http://br.guiainfantil.com/uploads/Saude/leses-em-crianas-tablets-smartphones_A.jpg
Alguns estudos
nos apontam que a inteligência é um potencial biológico e psicológico que pode
se realizar em consequência de fatores culturais e motivacionais que afetam a
pessoa, cuja capacidade implica em resolver problemas, elaborar ou criar
produtos que são importantes para um determinado ambiente ou comunidade
cultural. Essas inteligências seriam grandes ferramentas para a aprendizagem e
de cunho significativo na vida dentro de um ou mais ambientes culturais. No
caso da inteligência corporal-cinestésica, esta se utilizaria através do corpo
(peso e posição dos membros musculares, por exemplo) e seus movimentos, para
cumprir propósitos de comunicação expressiva, mostrando habilidade em seu
controle, destreza e harmonia em sua utilização. Diversos fatores ligados ao
desenvolvimento motor, tais como a flexibilidade
(ligados ao tônus, a imagem e ao esquema corporal), força e resistência(postura
e equilíbrio) são notados desde o nascimento, desde que estímulos apropriados
sejam recebidos.
Por sua
vez, as Inteligências Pessoais (Intra e Interpessoais) funcionariam de forma
combinada e atuariam quase sempre juntas, além de atuarem conjuntamente à
Inteligência Corporal-Cinestésica. No
que concerne à inteligência interpessoal, o reconhecimento do outro através da
empatia, da comunicação e das relações interpessoais estariam envolvidas na
atuação da interação social, cuja ação estaria voltada para a coletividade ou
atividades em grupos. A inteligência intrapessoal se concentra na capacidade da
pessoa se autoconhecer, saber administrar seus sentimentos e emoções a favor de
seus projetos. Significa reconhecer seus próprios limites, aspirações e medos
administrando-os de forma eficiente para lidar com o ambiente em que vive.
Assim, a possibilidade que a Psicomotricidade poderia proporcionar através de
uma vivência corpororal-afetivo-social diferente, desempenharia um importante
papel na formação da personalidade da criança, pois quanto mais for diversificada
a participação desta nos grupos ou em vivências individuais, maiores serão seus
meios de relações sociais, enriquecendo a sua personalidade. O tônus, o equilíbrio,
a postura, o esquema e a imagem corporal (Noção do corpo) seriam um dos
elementos de ação que traduzem a psicomotricidade atuando pela prática da
intervenção nas inteligências pessoais e corporal-cinestésica, convertendo-se,
desta maneira, em um elemento indispensável na construção da personalidade da
criança, que incluem o autoconhecimento, a automotivação e a autoestima. E aí,
que tal? Vamos nos psicomovimentar?
Fonte (foto): http://www.blogmodainfantil.com.br/wp-content/uploads/2014/07/criancas-brincando-na-indonesia.jpg
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
GARDNER, H. Estruturas de Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: A Teoria na Prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995 (2000).
LE BOULCH, J. O Desenvolvimento Psicomotor: Do Nascimento aos 6 anos (A Psicocinética na Idaade Pré-Escolar). 7ª Ed.- Porto Alegre: Artes Médicas, 1982 (2001).
LE BOULCH, J. A Educação Psicomotora: a Psicocinética na idade escolar. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987 (1998).
Foto (fonte):Esse pé é meu (By Casa do Brincar)
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