JOGO DE BOLA
(Por Cecília Meireles)
"Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar"
(Rubem Alves)
Na semana Mundial do Brincar, presentei-os (as) com um poema infantil, de minha escolha, e explicitando, em linhas gerais, o que sempre me encantou nas poesias de Cecília Meireles em sua obra “Ou Isto ou Aquilo” são as estruturas poéticas que dialogam de forma musicada. Sua obra é algo que tornou-se um clássico, pois passou por várias gerações e continua atemporal, por seu resgate à infância e possuir suas diversas camadas que seduzem aos adultos jovens e maduros (com almas ainda ligadas à infância), tal como uma vez disse o próprio Carlos Drummond de Andrade disse à ela: “Faça um destes para mim! Até eu quero! Não é somente um livro para crianças!”. No meu caso, como Professora de Educação Física, destacarei a relação em forma de poesia lúdica que mais me chamou atenção, para uma boa iniciativa de mediação, através da proposta de Huizinga, em sua obra “Homo Ludens”: "O Jogo de Bola". Para tal exposição, usei a referência de Ilustrações de Fernanda Correia Dias (Neta de Cecília Meireles), Editora Nova Fronteira de 1987.
JOGO DE BOLA
(Autoria: Cecília Meireles e Ilustrações: Fernanda Correia Dias)
A bela bola
Rola:
a bela bola do Raul.
Bola amarela,
a da Arabela.
A do Raul,
azul.
Rola a amarela
e pula a azul.
A bola é mole,
é mole e rola.
A bola é bela,
é bela e pula.
É bela, rola e pula,
é mole, amarela, azul.
A de Raul é de Arabela,
e a de Arabela é de Raul.
(Imagens do Livro "Ou Isto ou Aquilo" de Cecília Meireles com ilustrações de Fernanda Correia Dias)
Este poema trás um resgate infantil por ser a bola considerada um elemento de formato universal e ao mesmo tempo, lúdico (e muito querida, por conta do futebol). Como proposta de trabalho à uma introdução de mediação de textos poéticos, no que se refere à obra de Cecília Meireles, uma relação interdisciplinar entre a sala de leitura e a Educação Física, envolveria o entrelace entre jogo e poesia a partir das ideias de Sílvia Oberg. (Quando criança lembrei-me de que amava brincar com estes bolões gigantes e coloridos. Uma vez tive uma, tal e qual ao da ilustração.). Isto mostra o quanto o lúdico interfere de forma positiva nas emoções, na qual abre um portal para outros elementos essenciais à alma humana: a poesia.
FASES:
1º Conhecer sobre a poetisa
2º Explorar livros sobre poemas/poesias
3º Partilhar as descobertas (Outros livros de outras edições com ilustrações variadas em outras produções e releituras de imagens)
REFERÊNCIAS:
MEIRELES, C. Ou
isto ou aquilo. Ilustrações de Fernanda Correia Dias. 4. ed. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 1987.
OBERG, Sílvia. Como vai a poesia? Uma conversa com mediadores de leitura. Disponível em: Acesso em 13 de Marc. 2013.
RAMOS, Flávia Brocchetto. Onde mais tem poesia? In: _______Literatura infantil: de ponto ao ponto. 1 ª ed. Curitiba: Editora CRV, 2010, p. 67-75.
DOSSIÊ "Literatura, infância e espaços escolares" - Ecos da poesia no leitor mirim.Pro-Posições vol.27 no.2 Campinas May./Aug. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0113
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