Brinquedos Artesanais: A
valorização da nossa arte às nossas mãos
Quem lembra dos brinquedos
de sua infância? Piões, bonecas de pano, cata-vento, bonecas de papel, livros
de pano, etc? Qual é a principal lembrança ou memória de sua infãncia? Os
doces? Os pisos de azulejos em mosaico? Os piqueniques nas pracinhas? Por qual
tipo de brinquedo ou brincadeiras que as crianças de hoje em dia se interessam?
Se observarmos bem os brinquedos de hoje fazem de tudo pela criança. Acendem
luzes, falam, piscam. Basta apertar alguns botões. E os jogos eletrônicos? Que
tipo de estímulos podem incentivar a imaginação e o jogo do faz-de-conta?
Diante de uma oferta tão grande pelos meios de comunicação, os brinquedos que
vemos hoje em dia despertam que tipo de interesse nas crianças? Onde está o
interesse por brinquedos tradicionais?
Quanto aos
brinquedos artesanais interativos
Quando os brinquedos são feitos à mão ultrapassaram o tempo e a tecnologia.
Afinal de contas, qual criança não brincou de diversos jogos e brincadeiras? Os brinquedos são atemporais. Mesmo com a grande procura pelos brinquedos tecnológico, que
falam, andam, choram, riem e lutam, assim como os jogos eletrônicos que mudam de ambientes e formas de jogar apenas com um simples apertar de botões ou toques sutis na tela. Mas essa postagem se dirige ao tema dos
brinquedos educativos e artesanais, que embora não tragam artefatos tecnológicos, também trazem grande diversão para a
criançada. Além de serem os mais indicados pelos brinquedistas e entre outros profissionais que se utilizam das ferramentas do brincar, pois
estimulam e incentivam a criatividade e o desenvolvimento da criança.
Tudo começa na escolha do material que se quer adotar. Pode ser de madeira, de tecido, de papel. Deixando a imaginação fluir, os brinquedos vão ganhando formas e cores. E nas mãos das crianças as brincadeiras vão até onde a imaginação permitir. Quem dá vida a esses brinquedos são as próprias crianças. Elas são os principais elementos e sujeitos do brincar. São eles que nos fornecem esse mundo mágico.
Na busca de resgatar as brincadeiras, as pesquisas mais do que comprovam que os brinquedos e as brincadeiras "de antigamente” sempre desenvolvem nas crianças a criatividade e o ato de brincar espontâneo. O brinquedo não "vem pronto" com uma função pré-definida da fábrica. As crianças reconstroem e ressignificam esse brincar. Contudo, é sempre importante ter o reconhecimento positivo dos pais quanto aos brinquedos como uma forma deles interagirem com as crianças no momento da brincadeira. Não é o somente o brincar pelo brincar, mas resgatar esse momento entre a família.
Pensando
nisso que resolvi escrever este pequeno artigo sobre brinquedos artesanais. A pouco tempo me vi trabalhando com essa proposta de trabalho. que é o LIVRO-BRINQUEDO. Nele, podemos abordar diversos temas e se utilizar de diversas atividades e interaçoes que podem contribuir para o desenvolvimento da criança em diversos aspectos afetivos, cognitivos, sociais, motores, etc. Nele podem caber jogos de quebra-cabeça; jogo-da-velha; montar e desmontar cenários, numerais, cores, formas, letras, jogos simbólicos, contação de histórias, temais gerais tais como: Alimentação, natureza, atividades da vida diária (AVDs) e o que mais a imaginação criar. Indo muito além das simples brincadeiras, montar casinha e
carrinho, criar personagens com os bonecos e contar histórias
fantasiosas desenvolvem a criatividade. Existem crianças que desde bebê só dormem à noite após
escutar uma historinha contada por sua mãe ou até mesmo abraçada a um livro ou naninhas. Muitas funções psicomotoras também podem ser trabalhadas: nuances, contrastes, noções de dentro e fora, em cima e embaixo, figura-fundo, lateralização, noção do corpo (imagem e esquema corporal), coordenação motora fina, espaço, tempo. E o mais interessante de tudo: Não gasta energia elétrica e pode ser também transportado para onde quiser.
Foto de Arquivo Pessoal: Quiet Book ou Livro-Brinquedo (Parte da Lombada do livro) confeccionado no meu atelier |
Além
de proporcionar muita diversão para as crianças, os livros-brinquedos
artesanais não pesam tanto no bolso do consumidor por conter diversas atividades em um único livro. Os preços podem variar de acordo com a quantidade de páginas, temas e interações que são confeccionadas. São páginas que unem diversas propostas de atividades em que são inspiradas, elaboradas, pensadas, pesquisadas, confeccionadas e construídas com todo um rigor e baseado em diversas teorias psico-neuro-educativas. Entretanto, o melhor de tudo é que as peças são ÚNICAS, por serem artesanais e não são feitas como as de linha de produção. As peças artesanais trazem a alma da artesã ao entregar essa peça tão artística ao seu cliente, que também é exclusivo ao receber essa peça exclusiva, pois nenhuma será igual a outra. E isso é que destaca o trabalho artesanal.
Imagem de arquivo pessoal: Quiet Books ou Livros de Pano ou Livros-Brinquedo que confeccinei em meu atelier |
Quanto aos Livros-Brinquedos Artesanais: Interativos e Simbólicos
Quanto à Atividade
Simbólica e Jogos de Faz-de-Conta
Quem não lembra da
ansiedade de querer descobrir o presente do Dia das Crianças? Quando se
aproxima a data, os pais escutam com frequência perguntas como: "Está
perto? Faltam quantos dias? O que eu vou ganhar? Eu quero tal brinquedo!!!
" Estas frases passam a expectativa por um brinquedo. Mas como proceder
com a escolha deste presente? O Dia das Crianças pode ser um momento ideal para
fugir dos eletrônicos e daqueles influenciados pela mídia. Pode representar uma
oportunidade para apresentar aos pequenos os brinquedos que o estimulam,
incentivam a prática de exercícios físicos ou a leitura. A atividade lúdica
funciona como um momento de aprendizagem e estímulo à imaginação. É através das
brincadeiras que a criança encontra uma forma de expressão e adquire novas
habilidades. Por este motivo que, ao comprar um brinquedo, os pais devem
observar se o produto possibilita o desenvolvimento infantil, mas não podemos
esquecer que as crianças possuem a livre escolha desde que os brinquedos
incentivem a cognição, a afetividade, a sociabilidade, a atenção, as sensações
e percepções (Visual, tátil, auditivo, gustativo, olfativo), a memória, a
independência, a reflexão, a motricidade, a criatividade.
Foto de arquivo Pessoal: Boneca parte integrante do Quiet Book ou Livro-Brinquedo confeccionada em meu atelier |
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Os brinquedos
educativos que exigem atenção, concentração, expressão de sentimentos,
criatividades, superação de desafios e planejamento estratégico são
ótimas opções. Uma alternativa prática e barata é a confecção de
brinquedos (fantoches, dedoches, jogos de tabuleiro, livros, maquetes e outros),
uma tarefa que pode envolver pais, irmãos e amigos. As atividades
lúdicas permitem ainda uma participação da família, propiciando um
momento de interação, lazer, educação, aprendizagem e de melhora da
dinâmica familiar. É importante para o desenvolvimento infantil, que os
pais possam participar das brincadeiras, pois é através dos brinquedos
que a criança expressará os seus sentimentos, pensamentos e
comportamentos, o que permite ao pai, conhecer melhor o seu filho e
ensiná-lo como lidar de forma saudável com o mundo ao seu redor.
Fotos de Arquivo Pessoal: Dedoche parte integrante do Livro de Pano ou Livro-Brinquedo |
Fotos de Arquivo Pessoal: Dedoche parte integrante do Livro de Pano ou Livro-Brinquedo (confeccionado em meu atelier) |
Quanto à faixa etária
Alguns
autores dizem que algumas atividades predominam sobre as crianças. No
caso dos livros- brinquedos, se por acaso forem livros para interações
com histórias de faz-de-conta , os traços são mais
simples e bem coloridos. Podem conter
personagens como animais que tendem a ser bem aceitos, assim como a
fantasia. Nessa
fase de 2 a 4 anos as crianças gostam de aprender sobre animais, letras,
números, conceitos como
grande e pequeno, etc. Na faixa etária dos
5 aos 7 anos, as crianças gostam que a história tenha um
início, um meio (algo para solucionar) e um final no qual o problema tenha sido
resolvido. Gostam de temas que se relacionam ao seu universo infantil, e que
ajudam a tratar de seus próprios dilemas (amizade, auto-estima, medo e coragem,
amor, crescimento…). Já por volta de 8
anos, as narrativas começam a ser mais complexas, trabalhando conflitos,
unindo
fantasia, mitologia, mistério, folclore, humor, advinhas, histórias
sobre grupos de
amigos; Geralmente se identificam com o personagem principal das
histórias onde o personagem
passa por várias aventuras em que torna-se o herói, ou até mesmo, o
vilão da história. Gostam de personagens tais como: robôs, super-heróis,
dragões, dinossauros, princesas. Quantos aos jogos, podem variar do
simples ao mais complexo nos desafios, de acordo com a faixa de idade,
percepção, atenção, memória, cognição, raciocínio-lógico, etc. Como por
exemplo: Um quebra-cabeças pode variar de poucas para mais peças e de
encaixes mais simples aos complexos.
Foto de Arquivo Pessoal: Exemplos de páginas interativas que podem conter em um Quiet Book ou Livro-Brinquedo: Formas, dentro-fora, jogo simbólico (Confeccionados em meu atelier) |
Termino aqui essa postagem dizendo:
"Somos eternas crianças em nossas almas. Pois nela se encontra a essência do nosso ser."
Obs: Sempre que possível, ofereça brinquedos ou objetos que propiciem a oportunidade para as brincadeiras com água, areia, terra. O convívio com a natureza é gostoso e saudável. É fundamental que o adulto, sempre que possível, destine algumas horas de seu tempo para brincar com a criança. Partilhar uma brincadeira com ou sem brinquedos é um prazer e pode tornar-se uma agradável lembrança na vida de todos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
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