*Palestra apresentada no II Simpósio no Curupaiti – Neurociências e
Psicomotricidade
EDUCAÇÃO FÍSICA - Comportamento
Humano e o Movimento
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Todo o
comportamento humano pode ser conveniente classificado como sendo pertencente a
um dos três domínios: Cognitivo, afetivo-social e motor.
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Do domínio
motor fazem parte os movimentos.
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Em muitos
estudos, o domínio motor é mencionado como domínio psicomotor, em função do
grande envolvimento do aspecto mental ou cognitivo e afetivo na maioria dos
movimentos.
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Segundo Singer
(1980), incluem-se no domínio motor, três tipos básicos de comportamento:
Comunicar/dialogar, manipular e ou mover ou controlar o corpo ou parte do corpo
no espaço. (Apud Go Tani et al., 1988).
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O movimento é
gerado através de complexas interações que ocorrem em nível do sistema nervoso
central e periférico, que processam informações sensoriais, e outros impulsos
originados no próprio sistema.
AFETIVO COGNITIVO
MOTOR
O Conceito de Movimento Humano
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Movimentos
estão presentes em todas as atividades humanas: no cotidiano, no trabalho, no
lazer e no esporte.
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Muito embora,
em Educação Física, os movimentos esportivos sejam enfatizados, convém
ressaltar que os mecanismos envolvidos em qualquer um destes movimentos requer
informações específicas recebidas, processadas e utilizadas por estes
mecanismos na organização e controle dos movimentos.
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É o
deslocamento do corpo através dos membros, produzindo uma sequencia
espacial-temporal.
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É um comportamento
evolutivo, observável e mensurável.
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Na década de
60, surgimento de novos conceitos, como: comportamento perceptivo-motor,
sensório-motor, psico-motor e neuro-motor.
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Estes conceitos
surgiram justamente para enfatizar a participação de fatores cognitivos ou
mentais em quase todos os movimentos, com exceção apenas para os movimentos
reflexos ou involuntários.
Importância do
Movimento
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Biológica
(Solucionar problemas motores), psicológica (Autoestima), social (Interação),
cultural (Avanços tecnológicos, estética, etc) e evolutiva (Fases:
Bebê-adulto-idoso);
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Interagir com o
meio ambiente.
·
Comunicação,
expressão da criatividade e dos sentimentos.
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Se relacionar
com o outro, aprender sobre si mesmo.
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As primeiras
respostas de uma criança recém-nascida são motoras (Ex.: O ato da sucção/
mamada). O seu progresso é medido através de movimentos.
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O movimento é a
essência da infância. E como enfatiza Wickstrom (1977): “Onde existem
crianças, existe movimento quase perpétuo.”
·
A criança
adquire as suas primeiras experiências sensoriais sobre o meio ambiente através
da exploração. E experiências motoras que se iniciam na infância são de
fundamental importância para o desenvolvimento cognitivo.
O Cérebro e o
Corpo - As Relações do Cérebro com o Corpo
·
Desde o momento
em que somos concebidos, o cérebro humano nos mantém conectados para responder
ao mundo à nossa volta. Ele possui uma vasta e complexa rede de comunicação que
constantemente busca e colhe (via aferente) informações provenientes das partes
proprioceptivas, interoceptivas e exteroceptivas.
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O cérebro
recebe uma corrente constante de informações na forma de impulsos elétricos
provenientes dos neurônios dos órgãos dos sentidos.
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Os processos
cerebrais transformam as informações recebidas, de acordo com o tipo de
estímulo que recebe e os órgãos dos sentidos respondem de acordo com a sua
especialidade. Embora, cada resposta seja de acordo com a experiência subjetiva
de cada um.
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À medida que o
cérebro interpreta essas informações e registra os estímulos, gera respostas
(via eferente) que geram, por exemplo, ações complexas dos músculos.
Função:
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Manter o corpo
em estado adequado em relação ao ambiente.
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Determina se a
informação exige atenção.
·
Se for uma
informação já registrada, não há modificação.
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Se for uma nova
informação, os sinais amplificados. Há registro e decodificação. É consciente.
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O cérebro
(encéfalo) e a medula espinhal constituem o sistema nervoso central, que o
principal centro de controle do corpo, responsável por coordenar todos os processos
e movimentos do corpo.
O Cérebro e o
Movimento
·
Determinadas
áreas cerebrais especializadas em produzir movimento corporal.
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Os módulos do
tronco encefálico controlam as ações automáticas internas, como os movimentos
do pulmão e do tórax necessários para a respiração e a frequência cardíaca e a
contração ou dilatação dos vasos sanguíneos para controlar a pressão arterial.
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Nas atividades
conscientes, o córtex motor primário envia mensagens aos músculos dos membros,
tronco e cabeça afim de criar os movimentos.
·
O cérebro
coordena todas as ações e atividades do corpo por meio da medula espinhal e dos
feixes e nervos que dela derivam, em diversos pontos da sua extensão,
ramificando-se numa rede que abarca o corpo inteiro.
·
O nervo
espinhal envia informações motoras e sensoriais entre o encéfalo e o corpo
através da medula espinhal, transmitidos por impulsos nervosos.
·
Os sinais
percorrem a medula espinhal enviando a informação motora, como os comandos de
movimento, do cérebro para o corpo.
A PROPRIOCEPÇÃO
– Um Sexto sentido.
·
Do latim:
“Próprio”.
·
Percepção da
Posição, do Movimento e da Postura Corporal, envolvendo o feedback do corpo
para o cérebro. Nem sempre é consciente.
·
O que é
propriocepção? É o sentido de como o corpo se posiciona e se movimenta.
Produzida por parte do sistema somatossensorial.
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Envolve
proprioceptores nos músculos, tendões, articulações e ligamentos, que monitoram
as alterações ligadas às mudanças de posição.
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Os
proprioceptores enviam impulsos ao cérebro, que processam a informação de
acordo com a necessidade. Em seguida, o cérebro retorna com os sinais aos
músculos com base nos sinais proprioceptores.
Tipos de Propriocepção:
De informação consciente: Envolve processamento cortical
resultando em tomada de decisão no comando dos músculos para que executem um
movimento (Contração ou relaxamento). Ocorre pela coluna dorsal-lemnisco
medial, passa pelo tálamo e termina no córtex do lobo parietal.
De informação inconsciente: Manter e ajustar o
equilíbrio. Envolve os tratos espinocerebelares e termina no cerebelo.
EQUILÍBRIO TÊNUE
A propriocepção nos músculos, tendões e pele trabalham em
conjunto com as células ciliadas no vestíbulo e nos canais semicirulares do
ouvido interno para manter o equilíbrio. Por exemplo: Um (a) ginasta exercita todos os aspectos de
força, movimento e coordenação corporal para executar movimentos envolvendo o
equilíbrio fino.
Comprometimento da propriocepção:
Quando a pessoa está sob influência do álcool ou outras
drogas. Exemplo – Teste de sobriedade: Tocar o nariz com o dedo indicador e de
olhos fechados; Ficar em pé por 30 segundos ou dar nove passos com um pé atrás
do outro, em linha reta.
CONTROLE E MOVIMENTO
- Alguns movimentos são atos reflexos
- Outros movimentos necessitam de maior concentração do
cérebro.
PLANEJANDO E EXECUTANDO UM MOVIMENTO
- Uma atividade pode se tornar consciente ou
inconsciente/automático
- Qualquer movimento consciente é primeiramente planejado
pelo cérebro (Ex. Aprendendo a dirigir)
- Quanto maior for a habilidade em executar determinada
ação, menor será o planejamento consciente
- Ações reflexas: são ações motoras programadas na medula
espinhal. Só que o cérebro não está envolvido e elas não são controladas de
forma consciente. A maior parte das ações reflexas produzem reações rápidas com
a finalidade de proteger o corpo. (Ex. ao colocar a mão em um ferro quente).
Tudo isso, via medula espinhal e terminações nervosas sensoriais.
AREAS CEREBRAIS E MOVIMENTOS
- Tanto as ações consciente como inconscientes
(automáticas) envolvem o córtex motor primário, que envia sinais de ação de
contração dos músculos (via medula espinhal e nervos motores).
- Os movimentos inconscientes são planejados pelas áreas
do lobo parietal.- As ações conscientes envolvem zonas cerebrais frontais “superiores”, incluindo os córtices motor suplementar (AMS) e Pré-motor (APM). Também, envolvem as regiões pré-frontais ( Córtex pré-frontal dorsolateral).
GLÂNGLIOS DE BASE: Atuam como inibidores de respostas
automáticas desencadeadas pelo ambiente,
filtrando e bloqueando os planos inapropriados.
CEREBELO: Controla
a execução, sequência e a duração dos sinais que o córtex motor envia aos
neurônios motores. Cada grupo muscular inicia um movimento de contração ou
extensão (agonista/antagonista) das fibras musculares de acordo com a sua
precisão (Ex.: segurar um lápis ou executar uma caminhada).
TRATOS ESPINHAIS: O córtex motor enviam longos axônios
para a medula espinhal que se agrupam em feixes, junto com os axônios que vem
do córtex somatossensorial formando o trato corticoespinhal lateral.
Descendo para a medula espinhal, temos o trato
rubroespinhal (verde) que origina-se do núcleo vermelho no mesencéfalo e
contribui na produção de movimentos finos. Os tratos vestibuloespinhal
(vermelho) e reticuloespinhal (laranja) tem início no tronco encefálico que
ajudam a controlar o equilíbrio e a orientação.
1)
HIPERCINESIAS:
Atividade excessiva, cujas alterações motoras são desde tremores lentos e
involuntários de partes do corpo até tiques. Contrações musculares repentinas.
Sintomas de miclonia. Movimentos rápidos aleatórios. São causados por coreia e
balismo.
2)
HIPOCINESIAS:
Pouco movimento. Incluem lentidão geral nos movimentos (bradicinesias);
Congelamento ou incapacidade de iniciar uma ação ou suspensão involuntária de
uma atividade, rigidez e instabilidade postural (perda da capacidade de se
manter em pé).
NEURÔNIOS-ESPELHO E A SUA RELAÇÃO COM O AUTISMO:
Determinados neurônios são ativados quando você se
movimenta e também quando você vê outra pessoa se mover. (Ex. Bocejar).
Isso significa que imitamos inconscientemente as ações
dos outros e, portanto, compartilhamos de alguma foram a experiência deles.
Os neurônios-espelho também nos permitem saber o que
outra pessoa sente, sem termos de pensar sobre isso. Essas descobertas
neurocientíficas estão entre as mais significativas dos últimos anos.
Primeiras Descobertas e características:
- Foram descobertos, inicialmente na área de planejamento
motor do cérebro de macacos.
- Estudos subsequentes de imageamento cerebral sugeriam
também existirem nos humanos e aparenta ser mais amplo nestes, do que nos
macacos.
- Não se restringe apenas às áreas do movimento, mas
abrande locais relacionados às emoções, sensações e intenções.
- Propiciam um conhecimento imediato do que se passa na
mente da outra pessoa, ou seja, se colocar no lugar do outro.
- Acredita-se que essa capacidade de saber o que o outro
está sentindo ou fazendo seja a base para a imitação.
Localização:
- Aparentam se estender para áreas do lobo frontal
associadas às intenções como parte do córtex pré-motor. Também são encontradas
no lobo parietal, que está envolvido com as sensações. No entanto, a extensão
completa desses neurônios ainda é pesquisa.
Espelhamento do movimento:
- Estudos recentes descobriram que determinada proporção
ainda desconhecida de neurônios-espelho torna-se ativa tanto pela movimentação
quanto pela observação do movimento. Os neurônios do córtex pré-motor associado
ao planejamento para movimentar as pernas são ativados quando se observa uma
pessoa correr, por exemplo.
- Em outras palavras, ao ver alguém fazendo algo, o
cérebro também o faz. Entretanto, a fim de espelhar a ação do outro, a visão do
ato precisa “ressoar” em um programa motor que o cérebro já tenha aprendido.
Qual é a sensação de fazer/agir? Emoções podem ser
sentidas e pensadas como mudanças corporais que nos levam a agir (Expressões).
Para se espelhar certos movimentos, é preciso ter a ideia de como realiza-los,
e mesmo que não consiga reproduzi-las com perfeição. (Posição de balé)
- Se alguém observar uma pessoa andando, esta apresentará
uma atividade no córtex pré-motor e na parte do córtex motor primário associado
aos movimentos da marcha.
- Atuando sobre um objeto: Quando um movimento envolve a
atuação sobre um objeto, como jogar uma bola com as mãos, áreas do córtex
parietal também se iluminam.
Espelhando as emoções:
- Áreas cerebrais associadas às emoções são ativadas,
tornando as emoções transmissíveis.
- Acredita-se que o espelhamento das emoções seja a base
da empatia.
- Descobriu-se que autistas, que tendem à falta desta,
apresentam menor atividade nos neurônios-espelho.
Sabemos que uma das
deficiências presentes no Autismo está ligada ao transtorno de processamento
sensorial, e este aspecto inclui: distúrbios da audição (crianças que não
suportam determinados sons), tátil ( Não permitir toque ou abraço, ou não
suportar roupas ou sapatos), visual (visão focal ou má coordenação
visuomotora), de “paladar” (distúrbios de alimentação) ou contato oral, de
cheiros (Hiper ou Hipo sensibilidade a certos cheiros), e em suma, a tudo
relacionado com os sentidos. Obviamente, nem todas as crianças apresentam os
sintomas com a mesma intensidade, mas deve-se ficar atento aos pequenos e
grandes sinais de disfunção. Esta condição está presente entre 45 e 96% das
crianças com Autismo. Por isso, é importante os cuidados com o sistema
sensorial estarem devidamente integrados nos cuidados e planos de intervenção
precoce, como em combinação com outras terapias.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
•SMITH, D.
D. Introdução à Educação Especial (Ensinar em tempos de Inclusão). 5ª Ed. Porto
Alegre: Artmed, 2008.
•RIVIÈRE, Ángel. O
Autismo e os Transtornos Globais do Desenvolvimento. In: COLL, César; MARCHESI,
Álvaro & PALACIOS, Jesús.
Desenvolvimento Psicológico e Educação. (Transtornos do desenvolvimento e
necessidades educativas especiais). Volume 3; 2ª Ed. – Porto Alegre: Artmed,
2004.
•LEAL,
Glaucia (Org.). Doenças do Cérebro: Autismo, Volume 6, 2ª Ed. São Paulo: Dueto
Editorial, 2012);
•LAMPREIA,
Carolina. A perspectiva desenvolvimentista para a intervenção precoce no
autismo. Estudos de Psicologia, Campinas, 24(1), 105-114,
janeiro
– março, 2007. Artigo disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/estpsi/v24n1/v24n1a12.pdf.
Acesso em 13 de dezembro de 2012.
•JERUSALINSKY,
Julieta. Estimulação Precoce - Um Olhar que
Faz Diferença.
In: MENTE E CÉREBRO. A Mente do bebê: O fascinante processo de formação do
cérebro e da personalidade – Número 3. 3ª Ed. (Revista e atualizada). São
Paulo: Duetto
Editorial, 2011.
•MORAES,
A. Q. de. O Livro do Cérebro 1 (The Brain): Funções e anatomia. São Paulo – Duetto,
2009.
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