ACESSIBILIDADE LITERÁRIA: LIVRO AO ALCANCE DE TODOS!
Será que deixamos os livros ao alcance dos pequenos e futuros leitores?
De acordo com alguns estudos, a apreciação pela leitura deve ser despertado nos primeiros anos de vida, de forma lúdica e espontânea, o que implica a presença de livros ao alcance dos pequenos (O que inclui também as crianças que nascem com algum tipo de deficiência).
Em sua dimensão material, a obra literária deve proporcionar ao pequeno leitor, o acesso e o contato com diferentes materialidades em tamanhos, formas, texturas que permeiam por experiências sensoriais (Ver/ olhar, tocar, mexer, apertar, balançar, rodar, sentir, cheirar, etc.) que despertem a sua corporeidade e que são importantes para o desenvolvimento infantil. Além da motivação expressiva de interatividade, curiosidade, imaginação, entre outras funções.
Os livros podem ser constituídos seu formato em cartonados, de panos, plásticos de boa durabilidade, de capa dura na sua materialidade, o que segundo alguns pesquisadores, deve atender ao universo infantil. Mas e quanto aos de brochura?
Segundo Yolanda Reyes os livros devem estar acessíveis para todos afim de que possam manipular (Girar, por exemplo), tocar, sentir, cheirar, colocar à boca...Colocar à boca? Sim! Pois é através desse sentido que a criança possui suas primeiras percepções de mundo.
Na primeira infância, a apreciação pela leitura deve ser integrado às competências naturais das crianças para que constituam e construam significados. São eles que elegem os livros por seus interesses atrativos. Os bebês são fascinados por cores, cantilações, temas relacionados à natureza, animais e elementos da vida cotidiana.
BORACESSIBILIZAR?
🧚🏽♀️🌻📚🎨🖌
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.