OS BENEFÍCIOS DOS LIVROS SENSORIAIS OU QUIETBOOKS OU LIVROS DE PANO:
Temas como o alfabeto, números, cores, natureza e educação ambiental, entre outros títulos personalizados podem ser interessantes em um livro sensorial, também conhecido como quiet book, busy book ou livro de pano.
Importância:
Os livros de pano auxiliam no trabalho profissional de professores, pedagogos, fonoaudiólogos, terapêutas ocupacionais, psicólogos, e áreas afins sobre assuntos importantes para o desenvolvimento infantil da criança, além de contribuir com a coordenação motora. Tudo isso depende de como deve ser utilizado e as propostas objetivas de cada área de atuação. Assim como é interessante para os pais usarem com seus filhos.
A Proposta:
Um quietbook pode ser repleto de atividades didáticas, interativas, conter historias por imagens .Toda a confecção de um livro é baseado em estudos sobre autores ligados ao desenvolvimento infantil. O livro de pano tem como base de construção , diversos materiais como feltro e tecidos, assim como peças interativas que interferem e contribuem em ações psicomotoras tais como, abrir, fechar, dentro, fora, em cima, embaixo, etc. mas pode ser utilizado com outras propostas interativas.
Por meio das páginas, a criança aprende, por exemplo, a dar laço em cadarço, a encontrar objetos e animais no bosque, viajar pelos oceanos, a abrir e fechar zíperes, a reconhecer e a escrever as letras do nome.
Esses são os mais diversos benefícios do livro interativo. Além, claro de trazer muita ludicidade e diversão para as crianças.
De acordo com alguns especialistas, os livros de pano ajudam as crianças a aprimorarem diversas habilidades exigidas no seu cotidiano, ou seja, habilidades da vida diária, bem como a memória, a atenção, o raciocínio lógico, a fala, a coordenação motora fina. As texturas dos tecidos, diferentes formas geométricas e assuntos/temas abordados ajudam a desenvolver a autonomia, a independência e a criatividade. Além disso, aumentam a capacidade de socialização entre as crianças.
Os benefícios da leitura infantil também podem ser notados ao longo do tempo.
Está comprovado cientificamente que crianças em idades entre os 0 a 6 anos, quando expostas a estimulos externos, desenvolvem a capacidade de interagir, ouvir falar espontaneamente. Ao ouvirem histórias e em contato com os livros afetam positivamente no seu desenvolvimento.
Autoria: Jacira da Costa
Professora de Educação Física, Pós-Graduada em Educação Psicomotora, Pós-Graduada em Educação Especial e Inclusiva. Sou Psicomotricista pela ABP. Brinquedista pela ABBri. E começando a me tornar uma artesã Quiet Books e Brinquedos interativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.