O
QUE É PSICOMOTRICIDADE E QUAIS SÃO AS SUAS BASES PSICOMOTORAS
O QUE É PSICOMOTRICIDADE?
Por Jacira C. da Costa
Na clínica, ela
pode ser uma terapia de intervenção e estimulação que contribui para uma melhor
organização do desenvolvimento neuropsicomotor humano (Motor, Cognitivo e
Afetivo).
“Não podemos entender o movimento humano sem pensar no conjunto de
relações que se estabelecem entre o indivíduo e o meio no qual ele se
desenvolve. Controlar o corpo para dominar o meio ambiente, conhecer o meio
ambiente para poder vivê-lo corporalmente é a via dupla que seguimos quando
pretendemos ajudar a criança a organizar a sua motricidade.” (ARRIBAS, 2002,
Pág. 61)
COMO
A PSICOMOTRICIDADE PODERÁ CONTRIBUIR NA INTERVENÇÃO, PREVENÇÃO E ESTIMULAÇÃO DA
CRIANÇA?
Trabalhando a sua contextualização dentro do processo terapêutico
do pensar (cognitivo), agir (motor) e representar/ expressar (emotivo) através
dos fatores psicomotores de base para que ela possa se beneficiar através
dessas práticas, crescendo e se desenvolvendo como um todo.
(Menino Vitruviano)
Para LeBoulch, o cognitivo está ligado
ao saber fazer ou ao pensar. O afetivo está ligado ao querer fazer ou sentir. E
o motor está ligado ao poder fazer ou agir.
“A
educação pelo movimento visa conjugar os fenômenos motores, intelectuais e
afetivos, garantindo ao homem melhores possibilidades na aquisição instrumental
e cognitiva, bem como na formação de sua personalidade.” (COLLELLO, 1995,
pág. 23; In: MATTOS e NEIRA, 2000, Pág. 19).
QUAIS
SÃO OS FATORES PSICOMOTORES DE BASE?
De
acordo com a literatura seriam:
a) Tônus
(Postura e Equilíbrio)
b) Noção
do corpo (Imagem e Esquema Corporal) *Ver postagem de 05 de julho de 2015)
c) Dominância
Lateral
d) Estruturação
e Organização Espacial
e) Estruturação
e Organização Temporal (Ritmo, por exemplo
f) Coordenação
Motora Ampla
g) Coordenação
Motora Fina
A Psicomotricidade é um convite para
se compreender o que a criança expressa sobre seu mundo interno pela via da
motricidade em que se capta o sentido dos comportamentos, através do
acompanhamento das atividades lúdicas dessa criança, onde todas se beneficiam
de suas práticas. (AUCOUTURIER, 2007). O AGIR deve condizer com o PENSAR.
A Psicomotricidade pode ser feita através de atividades em grupo (Foto by CONTI outra artes e afins)
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
1)
AUCOUTURIER,
B. O Método Aucouturier – Fantasmas de ação e prática psicomotora. (2007). São
Paulo: Ed. Ideias&Letras.
2)
FONSECA,
V. da. Manual de Observação Psicomotora: significação psiconeurológica dos
fatores psicomotores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
3)
LE
BOULCH, I. O Desenvolvimento Psicomotor:
Do Nascimento aos 6 anos (A Psicocinética na Idade Pré-Escolar) 7ª Ed. Porto
Alegre: Artes Médicas, 1982 (2001)
4)
LLEIXÀ
ARRIBAS, T. A Educação Física de 3 a 8 anos. 7ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
5)
MATTOS,
M. G. de & NEIRA, M. G. Educação Física Infantil: Construindo o Movimento
na Escola. 3ª Ed. São Paulo: Phorte 1999 (2000).
6) COSTA, J. C. da. A Educação Física Escolar Integrando a Aprendizagem utilizando a Psicomotricidade como uma Proposta de Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental. IN: FERREIRA, C. A. de Mattos. Psicomotricidade Escolar, Rio de Janeiro: Wak Ed., 2008, Capítulo 11.
6) COSTA, J. C. da. A Educação Física Escolar Integrando a Aprendizagem utilizando a Psicomotricidade como uma Proposta de Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental. IN: FERREIRA, C. A. de Mattos. Psicomotricidade Escolar, Rio de Janeiro: Wak Ed., 2008, Capítulo 11.
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