Blog dedicado às Literaturas Lúdicas para as Infâncias e Leitores Brincantes, curiosidades sobre Livros diferentões (Livros Arte e/ou de Artista, Pop-ups, Livros-Brinquedo), Estilos e Técnicas de Ilustrações, Arte-Educação, o Brincar, a Ludicidade, Livros de Colorir. Além disso sou Fazedôura de Livros Artesanais. Este blog também consolida os conteúdos pertinentes aos meus perfis no Instagram @LiteraturaLudica @AfadaCartuxa @JaciradacostaIlustra
sábado, 2 de novembro de 2024
RECONTO DOS CONTOS: CHAPEUZINHO VERMELHO
quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024
Hervé Tullet: O que a sua arte Propõe? (Parte II)
Hervé Tullet: O que a sua arte propõe?
(Parte II)
Os livros de Hervé Tullet são livros brinquedo e ao mesmo tempo que expressa a sua arte. Hervé Tullet é uma mistura de artista visual e brinquedista da arte. Suas obras se multiplicaram em muitos países através de seus livros objeto e artístico. A partir de alguns estudos que realizei sobre arte-educação podemos apontar algumas relações dialéticas.
O diálogo entre os elementos através de suas obras:
O diálogo entre os elementos tais como as cores, as formas, as texturas criam o movimento do olhar artístico, o tempo de observação e o manipular através do toque com as mãos. Se alimenta dos opostos. Há a presença dos acasos e erros, pois não existe "erro" na arte, nas sim a sua releitura sobre esse. A presença da livre expressão se aproxima das atividades criativas.
Nos seus livros estão disponíveis as dobras, as diferentes texturas, os recortes, as tiras, as cores (Principalmente as cores azul, amarelo e vermelho), as formas que podem ser apreciados de diferentes maneiras.
OS LIVROS ARTE e os JOGOS "DESENHE" e "The Giant Game of Sculpture":
A coleção de livros arte exploram o sensorial e a percepção. As cores básicas azul, amarelo e vermelho são bastante utilizadas e estão presentes nas obras de Hervé Tullet. Os diferentes tipos formas, texturas e estruturas também podem ser observados. A coletânea composta de "Fleurs!", "Formes!", "Danse!", "Regarde!" exploram todas essas sensações e percepções visuais e táteis-cinestésicas. Sejam com espelhos, diferentes tipos de papéis (Com transparência, por exemplo), recortes. Não existe uma regra específica de onde começar ou terminar a exploração do livro, por existir e propor diversas camadas do brincar com esse livro-arte.
Todos eles estão numa caixa. Quando retirados, podemos perceber que suas estruturas são sanfonadas, que quando esticados formam um belo visual.
No livro-jogo ou apenas jogo do "Dessine"(Desenhe), vem numa caixa com um livro de instruções que descreve dois tipos de regras (ou você poderá inventar uma terceira regra), um dado colorido e vários cartões (66 ao todo) com palavras-chave (Por exemplo, flores) que instruem a desenhar flores ou com a palavra "no alto" (para desenhar bolas pequenas no alto da folha). Outros cartões com figuras destacáveis (Ao todo são 6).
(Imagens de Arquivo Pessoal *)
O livo-Arte "The Giant Game of Sculpture" é GIGANTESSSCOOO!!! Ele vem com uma jaqueta. O livro possui a forma sanfonada com diversos recortes a serem destacáveis podendo ser utilizados para montar diferentes estruturas. O livro é muito convidativo (Confesso que ainda não destaquei as figuras...Rsrsrs...)
(Imagem de Arquivo Pessoal *)A Colaboração da Arte-Educação para a Literatura e deste para o público infantil:
- Desenvolvimento da autonomia;
- Possuir sua própria linguagem de forma independente;
- Desenvolvimento da autoestima;
- Ao mesmo tempo que está associada à fantasia.
Associação da Arte com a Educação e com a Literatura Infantil:
A Associação entre a arte e a educação está na dinâmica que ela proporciona a partir do movimento expressivo por ações de ideias, pensamentos e sentimentos. E a ARTE possui uma linguagem que está diretamente relacionada à poética.
Uma criança quando se descobre e se percebe como autora de suas próprias produções, fortalece a sua autoestima. E Hervé Tullet permeia muito bem o processo da Arte-Educação com a Literatura, pela sua proximidade com a criança.
"O NOSSO CORPO É SUPORTE PARA A ARTE ATRAVÉS DA AÇÃO CORPORAL."
Então, ARTEIRAR É BRINCAR COM (Possíveis diálogos.)...
- Brinca com as cores básicas: Azul, Amarelo e Vermelho
- Brinca com os opostos (Interno/dentro e externo/fora)
"A ARTE PRECISA DESSA CIRCULAÇÃO ENTRE OS OPOSTOS DE FORMA CONSTANTE"
- Brinca com o vazio (Buracos): Preencher ou alimentar
- Brinca com os círculos (Lembra movimentos circulares, Por exemplo: as mandalas)
"RELAÇÃO COM A NATUREZA: AS FLORES"
- Brinca com as formas e contraformas (Simétricas e/ou Assimétricas)
- Brinca com as texturas: Materiais diferenciados
- Brinca com a figura-fundo
- Brinca com as sombras (Silhueta)
- Brinca com o corpo (Desenhar partes do corpo sobre o papel, por exempolo)
- Brinca com o sensorial (Atividade: Usando tintas)
- Brinca com a identidade (Uso de espelhos)
Na arte-educação:
"A ARTE PRECISA SER EXPERIMENTADA, SENTIDA E CONTEMPLADA" O CONTEMPLADOR DA ARTE QUER VER O AUTOR DA ARTE."
*(Na arte-terapia precisa ser entendida)
As obras de Hervé Tullet através dos livro-arte, permite que o leitor se identifique e se aproprie como se fosse o autor. Se aproprie, contemple, se relacione.
- Brinca com as fases do grafismo.
BRINCANDO COM AS FASES DO GRAFISMO:
Se notarmos as obras através dos livros de Hervé Tullet notamos que ele "brinca" com as fases do grafismo infantil criando uma relação de identidade entre suas obras e seus leitores. Então, vamos as fases do grafismo relacionado (cronologicamente e motoramente) à idade:
a) Rabiscação (riscos), aproximadamente 1 ano
b) Circulares + Pontos - Garatujas: aproximadamente aos 2 anos
c) Circular (Riscos + Pontos sobrepostos): Início da percepção do redondo, aproximandamente aos 3 anos
d) Figuras associadas (humanas): Surge os personagens (Exemplo: Bichos), aproximadamente aos 4 anos
(Imagem de Arquivo Pessoal*)e) Figuras agrupadas: Círculos/curvas e traços em curvas (Por exemplo: Casa, árvore, flor). Geralmente coloca elementos no mesmo espaço. Surge outros personagens como por exemplo: Pai/Mãe. Aproximadamente aos 4 ou 5 anos.
(Imagem de Arquivo Pessoal*)f) Figuras com ângulos e sentidos: Apresentam noção de em cima e embaixo, noção de grande e pequeno, Possui maior capacidade de alfabetizar. Aproximadamente aos 6 ou 7 anos.
(Imagem de Arquivo Pessoal*)g) Ângulos mais desenvolvidos e variados. Seus desenhos são mais detalhados. Aproximadamente aos maiores que 7 anos.
(Imagem de Arquivo Pessoal*)h) Interesse por estruturas e/ou esculturas. Aproximadamente aos 8 ou 9 até 10 anos.
(Imagem de Domínio Público)i) Interesse por figuras exóticas. Aproximadamente aos 11 anos.
(Imagem de Domínio Público )No artigo anterior "A Arte de Brincar com Hervé Tullet" (Parte 1) eu fiz alguns aporntamentos sobre as obras do artista no qual se percebe algumas relações entre arte-literatura-educação.
Até breve.
Carturxa Literária (Jacira)
*Todas as imagens são de arquivo pessoal. Para uso em outras plataformas deverá pedir autorização à autora.
A Arte de Brincar com Hervé Tullet (Parte 1)
A Arte de Brincar com Hervé Tullet: A Colaboração dos Livros Arte-Brinquedo para o desenvolvimento Infantil
(Parte 1)
(1006) Hervé Tullet: The Games Series - YouTube
OS OUTROS LIVROS-JOGO:
📚 The Game of Mirrors *
📚 The Game of Pattens*
📚 The Game of Lines *
📚 The Game of Tops and Tails*
📚 Juego de Las Combinaciones*
*Editora Phaidon
● PETIT OU GRAND? (Editora Bayard Jeunesse):
Trata-se de um conto cumulativo cheio de onomatopéias. E as imagens vão crescendo conforme vira-se as páginas do livro.
As Possíveis Interações entre A Literatura, a Arte e o Brincar
quarta-feira, 21 de junho de 2023
“A GRANDE VIAGEM DA SENHORITA PRUDÊNCIA” – UMA ANÁLISE DO LIVRO-IMAGEM COMO OBJETO DE REFLEXÃO DE CONFIGURAÇÃO TRANSMÍDIA CULTURAL E ESTÉTICA
“A GRANDE VIAGEM DA SENHORITA PRUDÊNCIA”
(UMA ANÁLISE DO LIVRO-IMAGEM COMO OBJETO DE REFLEXÃO DE CONFIGURAÇÃO TRANSMÍDIA CULTURAL E ESTÉTICA)*
Jacira C. da Costa (UCS )¹
Flávia B. Ramos (UCS – Caxias do Sul)²
A LEITURA VISUAL OU DE IMAGENS
Em termos de
ilustração ainda existe uma discussão a respeito à iniciação de leitura de
imagens para crianças. Partindo deste prisma, devemos considerar que o olhar
através dos sentidos da visão é um dos primeiros órgãos a se desenvolver antes
da fala com o uso das palavras através dos primeiros balbucios. O olhar pode ser tátil.
A IMAGEM E A VISUALIDADE
Oliveira (2008), afirma que a
verdadeira imagem narrativa para crianças deve ser aquela que surge pelo
encantamento, harmoniza e respeita o incipiente cognitivo visual do leitor com
os objetos do universo conhecido desde a mais tenra idade. O que poderíamos
acrescentar que certamente teríamos muito mais leitores apreciadores das artes
literárias.
A MATERIALIDADE E A VISUALIDADE
O livro-imagem “A Grande Viagem da Senhorita Prudência” foi selecionado para fins de análise e objeto de reflexão. Originário do francês, as ilustrações de Charlotte Gastaut (2011) apresentam como características as seguintes funções: expressiva, estética, narrativa, lúdica e metalinguística (CAMARGO, Apud; RAMOS & PANOZZO, 2004).
Com a materialidade repleta de traços em cores vibrantes, texturas variadas, páginas com vazados e recortes que configuram uma estética de ilusão ótica em 3D, tais que prometem interações entre a obra literária e os leitores de todas as idades.
Tendência: O que certamente teríamos muito mais leitores apreciadores das artes literárias compreendendo que a experiência da leitura não é somente cognitiva, como também pode e deve ser sensível aos olhos (RAMOS & NUNES, 2016).
Alfabetização visual: A apreciação através da alfabetização visual proporcionaria à criança não apenas a leitura da imagem, como também a valorização e a importância da beleza das letras, dos espaços em branco, das cores, do suporte, da diagramação das páginas e da relação estética entre as camadas dentre as imagens.
Contudo, diante das variações culturais, alteraram-se o modo de utilizar as ferramentas a partir das novas culturas tecnológicas e narrativas de comunicação a fim de potencializar a apreciação estética da história, em que o fomento (MARTINS & RAMOS, 2014) da transmídia ofereceria diferentes suportes literários interativos, desde o papel até a tela (RYAN, 2013; LIMA & LESSA, 2014).
A Obra e a Autora: “A GRANDE VIAGEM DA SENHORITA PRUDÊNCIA”:
• Editora Ática
(Coleção Giramundo)
• Literatura Infantil
Francesa
• Autoria e ilustrações
de Charlotte Gastaut (2010)
• “Prudência” (De origem francesa “Prudence”)
• É uma homenagem à filha da autora.
• Por esta razão, a
editora decidiu não traduzir para “Prudência” na inscrição que aparece na perna
da boneca de brinquedo no quarto da menina da menina nas páginas 5, 45, 47, 49
e 50.
Projeto Gráfico e Materialidades da Obra
As ilustrações de Charlotte Gastaut são repletas de cores, traços e formas vibrantes, que prometem uma possível interação entre obra literária e o leitor de todas as idades.
Funções: expressiva, estética, narrativas; lúdicas e metalinguística- “A Odisseia de Ulisses e “Alice no País das Maravilhas” - (CAMARGO, Apud; RAMOS & PANOZZO, 2004)
O livro possui 52 páginas.
As páginas não são numeradas.
Formato: Retangular vertical
Dimensões: 25,5 cm x 33,5 cm.
Capa dura
Duas Texturas: Lombada em tecido aveludado em cores verde: tom sobre tom
Tipografia em cores da capa: douradas contrastantes a faixa rosa
Dois mundos: A GRANDE VIAGEM

A história inicia no quarto de Prudência. E quando a sua mãe a está chamando para sair. Porém, a menina precisa arrumar o quarto antes de sair. Sua mãe quer tudo organizado e aparenta estar com pressa.
E com isso começa uma profusão de imperativos: " Onde estão as meias? E os sapatos? Escove os dentes! Calce os sapatos! Comporte-se! Arrume seu quarto! Venha logo!".
Mas, enquanto ela fala do lado de fora do quarto com a filha, a menina aparenta não está nem um pouco preocupada. Ela quer mesmo é brincar.
Prudência então, inicia uma viagem por mundos fantásticos, com as mais incríveis criaturas

ILUSTRAÇÃO - CENÁRIOS EM CORES
Quase todos os cenários em páginas duplas;
CÓDIGOS IMAGÉTICOS: Variações entre claro (luz: céu e mar) e sombras (escuras: florestas densas e a noite), onde predominam o branco, azul e o verde em diversos tons;
Contrastes em Projeções: Figura-fundo (Personagens e cenas).
Oliveira (2008) nos aponta que quando se admira uma ilustração, a cor não deve ser analisada a partir de seu próprio significado isolado, pois não sustentaria um critério de análise.
A TIPOGRAFIA faz parte da narrativa como imagem.
TEXTURAS:
Páginas com vazados, recortes e diferentes texturas em papel.
SONORIDADE AUSCULTATÓRIA (Papel): em um aspecto de gênero de ressonância
visual (Oliveira, 2008)
IMAGINÁRIO NA MENTE E A TECNOLOGIA NA MÍDIA
O livro pode conter cenas inimagináveis que nos convidam para serem descobertos no prazer de a rever por diversas vezes. “Seriam como portas secretas para que as crianças possam transpor e realizar plenamente, sua própria imaginação, criação e fantasia” (Oliveira, 2008, p. 50).
Suas camadas de criação artísticas são reveladoras.
Conforme explicado por Oliveira (2008) podemos dizer que esta obra se apresenta como se fosse com espaços contínuos e atmosféricos conhecidos como espaços “planimétricos”.
É como se a história pudesse ser contada à maneira de um livro em pop
up.
Aspecto de dimensão em 3D.
Segundo Oliveira (2008),
“A cultura narrativa é sempre uma compreensão dos significados antecedentes e consequentes da imagem(...). São muitos olhares que podemos ter diante da ilustração”
(p. 32)
Ramos e Paiva (2014) apontam que:
“Na prática pedagógica, como aliado
ao letramento literário, o livro infantil pode incentivar o gosto por bens
culturais.”
Diante das variações culturais, alteraram-se o modo de utilizar as ferramentas a partir das novas culturas tecnológicas e narrativas de comunicação a fim de potencializar a apreciação estética da história, em que o fomento (MARTINS & RAMOS, 2014) da transmídia ofereceria diferentes suportes literários interativos, desde o papel até a tela (RYAN, 2013; LIMA & LESSA, 2014).
NARRATIVA TRANSMÍDIA:
Disponível em https://youtu.be/52E2zTfaGM0
NO REINO DE PRUDÊNCIA:
O que Monteiro Lobato contou em palavras sobre o “Reino das Águas
Claras”, Charlotte Gastaut nos contou parafraseando-o em imagens.
CONSIDERAÇÕES
A apreciação através da alfabetização visual proporcionaria à criança não apenas a leitura da imagem, como também a valorização e a importância da beleza das letras, dos espaços em branco, das cores, do suporte, da diagramação das páginas e da relação estética entre as camadas dentre as imagens.
A diagramação oferece uma leitura imagética global, aleatória e
simultânea por sua percepção visual
Em síntese, o livro em questão realça a magia e a descoberta em cada
camada da obra, de modo a inserir-se no cotidiano das crianças. O que ampliaria
o seu repertório imagético e cultural.
Diante das variações culturais, alteraram-se o modo de utilizar as
ferramentas a partir das novas culturas tecnológicas e narrativas de
comunicação a fim de potencializar a apreciação estética da história, em que o
fomento (MARTINS & RAMOS, 2014) da transmídia ofereceria diferentes
suportes literários interativos, desde o papel até a tela (RYAN, 2013; LIMA
& LESSA, 2014).
REFERÊNCIAS:
GASTAUT, Charlotte. “A Grande Viagem da Senhorita Prudência.”. Coleção Giramundo. Editora Ática. 2011.
OLIVEIRA, Rui de. Pelos jardins de Boboli: reflexões sobre a arte
de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,
2008.
RAMOS, Flávia B; NUNES, Marília Forgearini. “Ler imagem também é ler
literatura”, INTERLETRAS, ISSN Nº 1807-1597. V. 5, Edição número 23,
Março/Setembro 2016 – p. Disponível em https://www.unigran.br/dourados/interletras/ed_anteriores/n23/conteudo/artigos/13.pdf. Acesso em 12 de
março de 2021.
RAMOS, Flávia B; PAIVA, Ana Paula. Dimensão não verbal no livro
literário para crianças. Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 14 - n.
3 - set-dez 2014. Disponível em https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/5919/3671
RAMOS, Flávia B.; PANOZZO, Neiva S. P. Entre a ilustração e a palavra:
buscando pontos de ancoragem. Revista de estudios literarios. Universidad
Complutense de Madrid, nº 26, 2004. Disponível em https://webs.ucm.es/info/especulo/numero26/ima_infa.html