Blog dedicado às Literaturas Lúdicas para as Infâncias e Leitores Brincantes, curiosidades sobre Livros diferentões (Livros Arte e/ou de Artista, Pop-ups, Livros-Brinquedo), Estilos e Técnicas de Ilustrações, Arte-Educação, o Brincar, a Ludicidade, Livros de Colorir. Além disso sou Fazedôura de Livros Artesanais. Este blog também consolida os conteúdos pertinentes aos meus perfis no Instagram @LiteraturaLudica @AfadaCartuxa @JaciradacostaIlustra
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
Mapas do Brincar VI: Brincadeiras Regionais | Norte
Aprenda as regras e divirta-se com as brincadeiras Roubo da Melancia, Caí no Poço, Tucuxi e Curupira, praticadas pelas crianças da região Norte do Brasil. Saiba mais em novaescola.org.br/brincadeiras-regionais
Produção: Aurélio Amaral e Rodrigo Ratier; Roteiro: Paula Nadal; Imagens: Danny Yin; Animação Gráfica: André Menezes; Ilustrações: Anna Cunha e Bel Lima; Edição: Allan Lico.
"Brincadeiras Regionais" é um projeto da Fundação Victor Civita com apoio do Ministério da Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura.
Link: http://revistaescola.abril.com.br/brincadeiras-regionais/
Mapas do Brincar V: Brincadeiras Regionais | Sudeste
Através deste vídeo aprenda as regras e divirta-se com as brincadeiras Dom Frederico, Laranjas Maduras, Barra-Manteiga, Briga de Galo e Amarelinha em Caracol, praticadas pelas crianças da região Sudeste do Brasil. Saiba mais: http://revistaescola.abril.com.br/brincadeiras-regionais/
Mapas do Brincar IV
Brincadeiras Regionais
Do que as crianças brincam? Nesta série especial a Revista NovaEscola reuniu 40 brincadeiras de todas as regiões do Brasil. Aprenda as regras, ouça as músicas e experimente! Você também poderá assistir aos cinco vídeos, com as melhores brincadeiras de cada região Sudeste, Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste.
Acesse o Link e assista aos vídeos: http://revistaescola.abril.com.br/brincadeiras-regionais/?utm_source=redesabril_fvc&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_novaescola&
(Criança pulando amarelinha)
INFANCIA E POESIA - "Meu quintal é maior que o mundo (Manoel de Barros) - Foto By Espaço Ateliê Pedagógico)
domingo, 9 de dezembro de 2012
Autismo: Diagnostico precoce e tratamento
Publicado em 16/04/2012
Este video francês fala sobre o olhar preventivo, diagnostico precoce e tratamento psicanalítico voltado para crianças autistas e seus pais.
Aponta sintomas e sinais e a importancia do tratamento logo nos primeiros anos.
Video em Francês, legendado em português.
Aponta sintomas e sinais e a importancia do tratamento logo nos primeiros anos.
Video em Francês, legendado em português.
Conceitos Fundamentais: 3 - O stress tóxico prejudica o desenvolvimento ...
Publicado em 22/10/2012
O vídeo 'O stress tóxico prejudica o desenvolvimento saudável' foi produzido pelo Center on the Developing Child (CDC), da Universidade de Harvard, para explicar, com palavras e imagens simples, como a criança que aciona com frequência seu sistema de reação ao stress, sem contar com um adulto que a acolha e acalme, pode sofrer uma séries de problemas emocionais no futuro.
Esse vídeo faz parte do conjunto 'Três Conceitos Fundamentais sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância', composto por mais dois vídeos. A tradução e a adaptação para o português foram realizadas pelo Núcleo Ciência Pela Infância, composto pelo CDC, pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa e pelo David Rockefeller Center for Latin American Studies, também ligado à Universidade de Harvard.
Não deixe de assistir os vídeos que completam o conjunto: 'As experiências moldam a arquitetura do cérebro' e 'O jogo de ação e reação modela os circuitos do cérebro'.
Esse vídeo faz parte do conjunto 'Três Conceitos Fundamentais sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância', composto por mais dois vídeos. A tradução e a adaptação para o português foram realizadas pelo Núcleo Ciência Pela Infância, composto pelo CDC, pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa e pelo David Rockefeller Center for Latin American Studies, também ligado à Universidade de Harvard.
Não deixe de assistir os vídeos que completam o conjunto: 'As experiências moldam a arquitetura do cérebro' e 'O jogo de ação e reação modela os circuitos do cérebro'.
Conceitos Fundamentais: 2 - O jogo de ação e reação modela os circuitos ...
Publicado em 22/10/2012
O vídeo 'O jogo de ação e reação modela os circuitos do cérebro' foi produzido pelo Center on the Developing Child (CDC), da Universidade de Harvard, para mostrar, com palavras e imagens simples, como a interação com os adultos é importante para o desenvolvimento dos bebês. É por meio do jogo de ação e reação que elas começam a explorar o mundo, buscando entender seus códigos e significados. Também é pela interação que as crianças pequenas recebem atenção e sentem-se seguras.
Esse vídeo faz parte do conjunto 'Três Conceitos Fundamentais sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância', composto por mais dois vídeos. A tradução e a adaptação para o português foram realizadas pelo Núcleo Ciência Pela Infância, composto pelo CDC, pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa e pelo David Rockefeller Center for Latin American Studies, também ligado à Universidade de Harvard.
Não deixe de assistir os vídeos que completam o conjunto: 'As experiências moldam a arquitetura do cérebro' e 'O stress tóxico prejudica o desenvolvimento saudável'.
Esse vídeo faz parte do conjunto 'Três Conceitos Fundamentais sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância', composto por mais dois vídeos. A tradução e a adaptação para o português foram realizadas pelo Núcleo Ciência Pela Infância, composto pelo CDC, pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa e pelo David Rockefeller Center for Latin American Studies, também ligado à Universidade de Harvard.
Não deixe de assistir os vídeos que completam o conjunto: 'As experiências moldam a arquitetura do cérebro' e 'O stress tóxico prejudica o desenvolvimento saudável'.
Conceitos Fundamentais: 1 - As experiências moldam a arquitetura do cérebro
Publicado em 22/10/2012
O vídeo 'As experiências moldam a arquitetura do cérebro' foi produzido pelo Center on the Developing Child (CDC), da Universidade de Harvard, para explicar, com palavras e imagens simples, como as vivências de uma criança pequena têm impacto sobre a formação do seu cérebro e de sua capacidade futura para o aprendizado, o comportamento e as emoções.
Esse vídeo faz parte do conjunto 'Três Conceitos Fundamentais sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância', composto por mais dois vídeos. A tradução e a adaptação para o português foram realizadas pelo Núcleo Ciência Pela Infância, composto pelo CDC, pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa e pelo David Rockefeller Center for Latin American Studies, também ligado à Universidade de Harvard.
Não deixe de assistir os vídeos que completam o conjunto: 'O jogo de ação e reação modela os circuitos do cérebro' e 'O stress tóxico prejudica o desenvolvimento saudável'.
Esse vídeo faz parte do conjunto 'Três Conceitos Fundamentais sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância', composto por mais dois vídeos. A tradução e a adaptação para o português foram realizadas pelo Núcleo Ciência Pela Infância, composto pelo CDC, pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa e pelo David Rockefeller Center for Latin American Studies, também ligado à Universidade de Harvard.
Não deixe de assistir os vídeos que completam o conjunto: 'O jogo de ação e reação modela os circuitos do cérebro' e 'O stress tóxico prejudica o desenvolvimento saudável'.
Assinar:
Postagens (Atom)