Hervé Tullet: O que a sua arte propõe?
(Parte II)
Os livros de Hervé Tullet são livros brinquedo e ao mesmo tempo que expressa a sua arte. Hervé Tullet é uma mistura de artista visual e brinquedista da arte. Suas obras se multiplicaram em muitos países através de seus livros objeto e artístico. A partir de alguns estudos que realizei sobre arte-educação podemos apontar algumas relações dialéticas.
O diálogo entre os elementos através de suas obras:
O diálogo entre os elementos tais como as cores, as formas, as texturas criam o movimento do olhar artístico, o tempo de observação e o manipular através do toque com as mãos. Se alimenta dos opostos. Há a presença dos acasos e erros, pois não existe "erro" na arte, nas sim a sua releitura sobre esse. A presença da livre expressão se aproxima das atividades criativas.
Nos seus livros estão disponíveis as dobras, as diferentes texturas, os recortes, as tiras, as cores (Principalmente as cores azul, amarelo e vermelho), as formas que podem ser apreciados de diferentes maneiras.
OS LIVROS ARTE e os JOGOS "DESENHE" e "The Giant Game of Sculpture":
A coleção de livros arte exploram o sensorial e a percepção. As cores básicas azul, amarelo e vermelho são bastante utilizadas e estão presentes nas obras de Hervé Tullet. Os diferentes tipos formas, texturas e estruturas também podem ser observados. A coletânea composta de "Fleurs!", "Formes!", "Danse!", "Regarde!" exploram todas essas sensações e percepções visuais e táteis-cinestésicas. Sejam com espelhos, diferentes tipos de papéis (Com transparência, por exemplo), recortes. Não existe uma regra específica de onde começar ou terminar a exploração do livro, por existir e propor diversas camadas do brincar com esse livro-arte.
Todos eles estão numa caixa. Quando retirados, podemos perceber que suas estruturas são sanfonadas, que quando esticados formam um belo visual.
No livro-jogo ou apenas jogo do "Dessine"(Desenhe), vem numa caixa com um livro de instruções que descreve dois tipos de regras (ou você poderá inventar uma terceira regra), um dado colorido e vários cartões (66 ao todo) com palavras-chave (Por exemplo, flores) que instruem a desenhar flores ou com a palavra "no alto" (para desenhar bolas pequenas no alto da folha). Outros cartões com figuras destacáveis (Ao todo são 6).
(Imagens de Arquivo Pessoal *)
O livo-Arte "The Giant Game of Sculpture" é GIGANTESSSCOOO!!! Ele vem com uma jaqueta. O livro possui a forma sanfonada com diversos recortes a serem destacáveis podendo ser utilizados para montar diferentes estruturas. O livro é muito convidativo (Confesso que ainda não destaquei as figuras...Rsrsrs...)
(Imagem de Arquivo Pessoal *)A Colaboração da Arte-Educação para a Literatura e deste para o público infantil:
- Desenvolvimento da autonomia;
- Possuir sua própria linguagem de forma independente;
- Desenvolvimento da autoestima;
- Ao mesmo tempo que está associada à fantasia.
Associação da Arte com a Educação e com a Literatura Infantil:
A Associação entre a arte e a educação está na dinâmica que ela proporciona a partir do movimento expressivo por ações de ideias, pensamentos e sentimentos. E a ARTE possui uma linguagem que está diretamente relacionada à poética.
Uma criança quando se descobre e se percebe como autora de suas próprias produções, fortalece a sua autoestima. E Hervé Tullet permeia muito bem o processo da Arte-Educação com a Literatura, pela sua proximidade com a criança.
"O NOSSO CORPO É SUPORTE PARA A ARTE ATRAVÉS DA AÇÃO CORPORAL."
Então, ARTEIRAR É BRINCAR COM (Possíveis diálogos.)...
- Brinca com as cores básicas: Azul, Amarelo e Vermelho
- Brinca com os opostos (Interno/dentro e externo/fora)
"A ARTE PRECISA DESSA CIRCULAÇÃO ENTRE OS OPOSTOS DE FORMA CONSTANTE"
- Brinca com o vazio (Buracos): Preencher ou alimentar
- Brinca com os círculos (Lembra movimentos circulares, Por exemplo: as mandalas)
"RELAÇÃO COM A NATUREZA: AS FLORES"
- Brinca com as formas e contraformas (Simétricas e/ou Assimétricas)
- Brinca com as texturas: Materiais diferenciados
- Brinca com a figura-fundo
- Brinca com as sombras (Silhueta)
- Brinca com o corpo (Desenhar partes do corpo sobre o papel, por exempolo)
- Brinca com o sensorial (Atividade: Usando tintas)
- Brinca com a identidade (Uso de espelhos)
Na arte-educação:
"A ARTE PRECISA SER EXPERIMENTADA, SENTIDA E CONTEMPLADA" O CONTEMPLADOR DA ARTE QUER VER O AUTOR DA ARTE."
*(Na arte-terapia precisa ser entendida)
As obras de Hervé Tullet através dos livro-arte, permite que o leitor se identifique e se aproprie como se fosse o autor. Se aproprie, contemple, se relacione.
- Brinca com as fases do grafismo.
BRINCANDO COM AS FASES DO GRAFISMO:
Se notarmos as obras através dos livros de Hervé Tullet notamos que ele "brinca" com as fases do grafismo infantil criando uma relação de identidade entre suas obras e seus leitores. Então, vamos as fases do grafismo relacionado (cronologicamente e motoramente) à idade:
a) Rabiscação (riscos), aproximadamente 1 ano
b) Circulares + Pontos - Garatujas: aproximadamente aos 2 anos
c) Circular (Riscos + Pontos sobrepostos): Início da percepção do redondo, aproximandamente aos 3 anos
d) Figuras associadas (humanas): Surge os personagens (Exemplo: Bichos), aproximadamente aos 4 anos
(Imagem de Arquivo Pessoal*)e) Figuras agrupadas: Círculos/curvas e traços em curvas (Por exemplo: Casa, árvore, flor). Geralmente coloca elementos no mesmo espaço. Surge outros personagens como por exemplo: Pai/Mãe. Aproximadamente aos 4 ou 5 anos.
(Imagem de Arquivo Pessoal*)f) Figuras com ângulos e sentidos: Apresentam noção de em cima e embaixo, noção de grande e pequeno, Possui maior capacidade de alfabetizar. Aproximadamente aos 6 ou 7 anos.
(Imagem de Arquivo Pessoal*)g) Ângulos mais desenvolvidos e variados. Seus desenhos são mais detalhados. Aproximadamente aos maiores que 7 anos.
(Imagem de Arquivo Pessoal*)h) Interesse por estruturas e/ou esculturas. Aproximadamente aos 8 ou 9 até 10 anos.
(Imagem de Domínio Público)i) Interesse por figuras exóticas. Aproximadamente aos 11 anos.
(Imagem de Domínio Público )No artigo anterior "A Arte de Brincar com Hervé Tullet" (Parte 1) eu fiz alguns aporntamentos sobre as obras do artista no qual se percebe algumas relações entre arte-literatura-educação.
Até breve.
Carturxa Literária (Jacira)
*Todas as imagens são de arquivo pessoal. Para uso em outras plataformas deverá pedir autorização à autora.